Asperger

Atendimento em Psiquiatria, Ginecologia, Pediatria, Ortopedia e Cirurgião Geral

Condição neurodesenvolvimental do espectro autista caracterizada por dificuldades na interação social e comportamentos repetitivos, preservando o desenvolvimento cognitivo e linguístico. Atual classificação a incorpora no Transtorno do Espectro Autista.
  1. O que é: A síndrome de Asperger é uma condição do neurodesenvolvimento que faz parte do espectro autista (TEA). É caracterizada por dificuldades na interação social, padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos, mas com inteligência e habilidades de linguagem relativamente preservadas.
  2. Tipos: A síndrome de Asperger não é mais classificada como um diagnóstico separado. Atualmente, é incluída no Transtorno do Espectro Autista (TEA) com diferentes níveis de gravidade.
  3. Sintomas:
    • Dificuldades na interação social:
      • Dificuldade em entender e usar sinais sociais (expressões faciais, linguagem corporal).
      • Dificuldade em fazer amigos.
      • Preferência por ficar sozinho.
      • Dificuldade em iniciar ou manter conversas.
    • Interesses restritos e repetitivos:
      • Interesse intenso e obsessivo por um ou poucos tópicos.
      • Comportamentos repetitivos (movimentos estereotipados, rotinas rígidas).
      • Dificuldade em lidar com mudanças.
    • Habilidades e inteligência preservadas:
      • Inteligência normal ou acima da média.
      • Habilidades de linguagem relativamente preservadas (embora possam ter um estilo formal ou peculiar).
      • Boa memória para detalhes.
    • Outros sintomas:
      • Sensibilidade sensorial (aversão a certos sons, luzes, texturas).
      • Dificuldade na coordenação motora.
      • Dificuldade em entender metáforas ou sarcasmo.
  4. Fatores de risco:
    • Genética: A síndrome de Asperger tem uma forte influência genética.
    • Idade dos pais: Pais mais velhos podem ter um risco ligeiramente maior de ter filhos com TEA.
  5. Diagnóstico: O diagnóstico é baseado na avaliação do comportamento e do desenvolvimento da criança por uma equipe multidisciplinar (neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional).
  6. Tratamento: O tratamento visa melhorar as habilidades sociais, comunicativas e adaptativas da pessoa com Asperger.
    • Terapia comportamental: Para ensinar habilidades sociais, comunicativas e de enfrentamento.
    • Fonoaudiologia: Para melhorar a comunicação e a linguagem.
    • Terapia ocupacional: Para ajudar a lidar com a sensibilidade sensorial e melhorar a coordenação motora.
    • Medicamentos: Podem ser prescritos para tratar sintomas associados, como ansiedade, depressão ou hiperatividade.
    • Apoio educacional: Adaptações na escola para atender às necessidades específicas da criança.
  7. Prevenção: Não há como prevenir a síndrome de Asperger, pois é uma condição genética.
  8. Outras informações importantes: As pessoas com síndrome de Asperger podem ter uma vida plena e produtiva com o apoio adequado. Muitas têm talentos e habilidades especiais em áreas específicas. É importante promover a compreensão e a inclusão das pessoas com Asperger na sociedade.

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